Você sabe o que é Miíase?

 In Destaques, Destaques Home, Listagem

A Miíase é uma infecção parasitária causada por larvas de várias espécies de moscas que invadem a pele ou os orifícios naturais, como olhos, nariz e ouvidos. As larvas dessas moscas completam parte de seus ciclos de vida alimentando-se de tecidos (vivos ou mortos) no corpo humano. A miíase pode se dar de duas formas: berne ou bicheira. A miíase pode afetar tanto humanos quanto animais domésticos. É causada pela mosca varejeira que pousa na pele ferida e coloca mais de 200 ovos. Esses ovos se transformam em larvas em menos de 24 horas.

Berne é causada pela mosca comum que coloca uma larva na pele, que após 7 dias começa a penetrar e se alimentar da pele por até 40 dias.
Os sintomas da miíase podem surgir em qualquer lugar do corpo humano, incluindo olhos, ouvidos, boca ou nariz. Tudo depende do local que a mosca pousar. 

No caso da berne, o principal sinal é uma ferida aberta na pele de 2-3cm, com pus e líquidos. Além disso, a pessoa pode ter coceira, dor , sensação de movimento sob a pele, queimação ou fisgada na área da lesão. Caso haja pressão na ferida, uma larva branca pode ser vista no local. Seu tamanho depende de quantos dias ela fica na pele.

No caso da bicheira, o principal sinal é uma ferida aberta na pele, de tamanho variável e lotada de pequenas larvas. A ferida tem um mau cheiro característico e quando as larvas se proliferam em cavidades, pode haver o risco de hemorragias graves. Miíase tem cura e o tratamento é feito através da remoção das larvas da ferida. O processo de catação (remoção) é um processo doloroso e deve ser feito o quanto antes para evitar a progressão da doença, já que as larvas destroem rapidamente os tecidos humanos. Para realizar a catação, a região deve estar esterilizada e pode ser recomendado o uso de Ivermectina para prevenir infecções secundárias. A remoção das larvas, seguida do uso de remédios antiparasitários que matarão as larvas em até 24 horas, é o tratamento mais adequado. 

Em casos mais graves, onde a ferida é muito extensa, pode ser recomendada a intervenção cirúrgica, seja para facilitar a remoção, seja para reconstruir o tecido.

Gostou dessa informação? Nos siga nas nossas redes sociais ou clique no botão de WhatsApp para mais informações.