Mancha em vinho do Porto: Qual o melhor tratamento ?

 In Destaques, Destaques Home, Listagem

As manchas Vinho do Porto (nevus flammeus) são manchas vermelhas ou roxas, mais comuns no rosto. Essas manchas são assim chamadas por sua coloração semelhante à cor de um vinho tinto da cidade do Porto. Segundo alguns estudos, a mancha vinho do Porto foi encontrada em 0,36% a 1,2% dos recém-nascidos.

As manchas vinho do Porto ocorrem mais frequentemente no rosto, mas podem aparecer em qualquer lugar no corpo, particularmente no pescoço e no tronco superior, e normalmente persistem ao longo da vida. Geralmente é unilateral e quase sempre respeita a linha média. As manchas iniciais são na maioria dos casos planas, de aparência rósea na infância e vão escurecendo com a evolução da idade, até assumirem a cor de vinho do Porto, e se tornam, após a quarta década, espessadas e nodulares. A área de pele afetada cresce proporcionalmente ao crescimento geral.


Como evolui a mancha “Vinho do Porto” no rosto?
A mancha vinho do Porto aumenta de tamanho proporcionalmente ao crescimento da criança e costuma escurecer à medida que a idade avança.
Nos últimos anos, uma importante descoberta foi feita sobre a origem das manchas vinho do porto: na maioria das crianças, a causa é uma pequena alteração genética, que ocorre espontaneamente, ou seja, não é herdada dos pais!

Também não há como prevenir o desenvolvimento desse tipo de marca. Nem é possível prever que a criança nascerá com ela durante a gestação.

Como é diagnosticada a mancha “Vinho do Porto” no rosto?
O diagnóstico da mancha vinho do Porto é feito simplesmente pela observação da lesão, de aparência bastante típica.

Estudos atuais mostram, que o tratamento precoce com PDL (Pulsed Dye Laser ) o V-Beam levou a uma melhora importante das manchas vinho do porto na maioria das crianças. As lesões, especialmente quando faciais, podem ser estigmatizantes, e é importante o estabelecimento de terapias eficientes e duradouras.

O Vbeam(Pulse Dye Laser ), desenvolvido especialmente para pacientes com lesões vasculares benignas. O aparelho possui um sistema que dispara um spray frio junto com o laser , o que torna o tratamento menos dolorido, muitas vezes, sem a necessidade de anestesia.

O intervalo entre as sessões deve ser de dois meses.

Alguns especialistas acreditam que quanto antes a criança inicia o tratamento, melhor o resultado. As manchas da face e pescoço respondem melhor à técnica do que as localizadas nos braços e pernas.

Porém, cada pessoa reage de uma forma ao tratamento. A maioria consegue clarear bem a lesão.

Conforme a idade em que a criança é submetida às sessões com laser, é possível que ela precise realizá-las mais vezes à medida que se desenvolve.

Algumas pessoas confundem a mancha vinho do porto com um hemangioma.

Quer saber mais? Então, siga nossas redes sociais e clique no botão de WhatsApp para falar com a nossa equipe.