Micoses: Conheça os tipos e seus sintomas.

Micose de pele é uma infecção por fungos causando sintomas como coceira, vermelhidão e descamação da pele, descolamento da unha ou rachaduras entre os dedos dos pés, podendo acontecer em qualquer parte do corpo.

A micose de pele pode ser classificada em diferentes tipos de acordo com o local que o fungo se desenvolve e causa os sintomas. Assim, quando os sintomas surgem na virilha, recebe o nome de tinea cruris, enquanto que quando acontece na unha, passa a ser conhecida como onicomicose.

O surgimento da micose de pele é mais comum no verão, pois o calor e o suor favorecem a multiplicação dos fungos que habitam a pele, causando a infecção.

Onicomicose

A micose de unha, também conhecida como onicomicose ou tinea unguium, é causada principalmente por fungos como Trichophyton rubrum ou Candida albicans, podendo afetar as unhas das mãos ou dos pés.

Esse tipo de micose pode ser causado por traumas nas unhas ou contato frequente com água e sabão, sendo mais comum em pessoas com diabetes não controlada, má circulação sanguínea ou sistema imunológico enfraquecido.

Principais sintomas: a micose de unha pode causar sintomas como unha amarelada ou esbranquiçada, deformada e grossa, descolamento da unha ou mau cheiro.

Candidíase

A candidíase é uma infecção causada pelo fungo Candida albicans, que está naturalmente presente na boca e na região genital de homens e mulheres, podendo afetar a língua, bochechas ou gengivas, ou região genital, como vagina, pênis ou ânus. A candidíase vaginal é uma infecção muito comum na mulher devido ao aumento da população deste fungo, o que acontece principalmente quando o sistema imune está enfraquecido, em casos de diabetes, quando existem maus hábitos de higiene ou após o tratamento com alguns antibióticos ou corticoides. Já a candidíase oral afeta principalmente bebês, devido à sua imunidade ainda pouco desenvolvida, ou em adultos com o sistema imune enfraquecido devido a gripes, doenças crônicas ou HIV, por exemplo.

Principais sintomas: a candidíase oral causa sintomas como placas brancas nas gengivas, língua ou no interior da boca, ou manchas vermelhas lisas, brilhantes e dolorosas na língua.

Pitiríase versicolor

A pitiríase versicolor, também conhecida como tinea versicolor, pano branco ou micose de praia, é um tipo de micose causado pelo fungo Malassezia furfur, que produz uma substância que impede a pele de produzir melanina quando exposta ao sol.

Principais sintomas: nos locais onde o fungo está, a pele não fica bronzeada, levando ao surgimento de pequenas manchas ou placas brancas, bem delimitadas e ovais, podendo afetar o tronco, pescoço, dobras de pele ou braços.

Pé de Atleta

O pé de atleta, também conhecido por tinea pedis ou frieira, é um tipo de micose da pele causada pelos fungos Trichophyton, Microsporum ou Epidermophyton, que afeta principalmente regiões na sola e entre os dedos do pé.

Principais sintomas: o pé de atleta causa sintomas como coceira, vermelhidão, descamação ou rachaduras entre os dedos ou sola dos pés, e mau cheiro.

Micose na virilha

A micose na virilha, chamada de tinha crural, esta micose é causada pelo fungo tinea cruris, sendo mais frequente em obesos, atletas ou pessoas que usem roupas demasiado apertadas, devido à criação de um ambiente quente e úmido, favorável ao seu desenvolvimento.

Principais sintomas: os sintomas de micose na virilha são mancha avermelhada ou acastanhada na virilha, coceira intensa ou descamação no local.

Micose no couro cabeludo
A micose no couro cabeludo, também conhecida por tinea capitis, é uma micose de pele que afeta o couro cabeludo, causada por fungos do gênero Trichophyton ou Microsporum.

Principais sintomas: os sintomas de micose no couro cabeludo são coceira intensa, placas vermelhas, caspa ou crostas amarelas na cabeça ou queda de cabelo em algumas regiões do couro cabeludo.

Como se pega micose de pele

Algumas formas de se pegar micose de pele são:

* Andar descalço em locais públicos como praias, piscinas e banheiros;
* Traumas ou lesões na unha;
* Contato direto com lesões da pele de uma pessoa infectada por fungos;
* Usar roupas muito apertadas ou roupas íntimas de material sintético;
* Frequentar locais muito úmidos e quentes.

Os fungos são os principais causadores de micoses na pele, no entanto, para que a doença se desenvolva, é necessário que se reúnam outras condições, como a depressão do sistema imune, um ambiente quente e úmido e, além disso, na maioria dos casos é necessário haver contágio.

A infecção pode aparecer com mais frequência após a toma de antibióticos, porque as bactérias presentes na pele diminuem, deixando que os fungos se proliferem.

Como tratar

O tratamento da micose de pele deve ser feito com orientação do dermatologista, e normalmente envolve o uso de remédios antifúngicos.

Gostou desse conteúdo? Então nos siga em nossas redes sociais e clique no botão de WhatsApp para mais informações!