Herpes: Conheça os 3 tipos mais comuns da doença.

O herpes na pele é uma condição causada, geralmente, pelos vírus herpes simplex e provoca lesões dolorosas e recorrentes. Já o herpes zóster é uma infecção causada pelo vírus varicela-zoster , o mesmo vírus que causa a catapora.  Ambas as condições virais podem ser dolorosas e desconfortáveis.

HERPES NA PELE: O QUE É?

Herpes é uma infecção viral causada por dois tipos de vírus herpes simplex, o HSV-1 e o HSV-2. Ambos provocam infecções na pele e afetam mucosas e outras partes do corpo.Quando o herpes afeta a pele, surgem pequenas bolhas(vesículas) ou feridas. Isso pode ocorrer em qualquer parte do corpo, como boca, região genital, rosto, costas e braços.

SINTOMAS DE HERPES NA PELE

Entre os principais sintomas de herpes na pele, estão:* Vermelhidão e inchaço na área afetada;  * Coceira e formigamento;  * Sensação de queimação;  * Bolhas, crostas ou vesículas cheias de líquidos;  * Em alguns casos, provoca febre, mal-estar e gânglios linfáticos inchados.

FORMAS DE TRATAMENTO PARA HERPES NA PELE

O tratamento para herpes na pele visa aliviar os sintomas, acelerar a cicatrização das lesões e reduzir a frequência das recorrências.Por isso, indicam-se antivirais tópicos, ou seja, pomadas ou cremes que devem ser aplicados diretamente na pele. E também antivirais orais para controlar a infecção.Além disso, analgésicos e anti-inflamatórios podem ser indicados para aliviar a dor e a inflamação na pele.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE HERPES SIMPLES E HERPES ZÓSTER?

O herpes zóster (ou cobreiro) é uma infecção viral que ocorre devido à reativação do vírus varicela zóster . Esse é o mesmo vírus que causa catapora.  Mesmo após anos de infecção, ele permanece no organismo, podendo ser reativado. Quando o herpes zóster aparece, ele costuma começar como uma erupção bem dolorosa e avermelhada, evoluindo rapidamente para as típicas vesículas (bolhas). A região torácica, abdominal e lombar são as mais acometidas.

As lesões e a dor podem demorar até um mês para desaparecem completamente. Em alguns casos, a lesão do zoster deixa cicatriz.

Ao contrário da catapora, que aparece apenas uma vez na vida, o herpes zóster pode recidivar sempre que houver uma queda da imunidade. A nevralgia pós-herpética é uma complicação que se caracteriza pela permanência da dor no local acometido, mesmo depois de muito tempo da resolução da lesão. A infecção desaparece, mas a dor fica. Em alguns casos, a dor da nevralgia pós-herpética é tão intensa e contínua, que pode levar o paciente à depressão e à incapacidade. A síndrome de Ramsey Hunt é uma paralisia facial que ocorre pelo acometimento dos nervos faciais pelo herpes zóster. Também é comum nesta síndrome a ocorrência de labirintite.

É bom reforçar que a doença herpes zóster em si não é transmissível. Ninguém desenvolve herpes zoster sem antes ter tido catapora.Já o herpes simples é causado por um dos dois tipos de vírus herpes simplex, geralmente HSV-1 (herpes simplex tipo 1) ou HSV-2 (herpes simplex tipo 2). O herpes é um tipo de vírus que após adquirido normalmente fica no corpo por vários anos, mantendo-se “adormecido” a maior parte do tempo. Porém, existem alguns fatores que podem levar a que o vírus provoque o aparecimento de sintomas e, normalmente, estão relacionados com o enfraquecimento do sistema imune.

Os fatores que parecem levar ao desenvolvimento de herpes labial são:* Pequenas infecções, como gripe  ou resfriado;* Períodos de intenso estresse;* Presença de doenças do sistema imune, como HIV ou lúpus;* Tratamento com antibióticos;* Exposição excessiva ao sol.Além disso, existem pessoas que podem entrar em contato com o vírus, ficar infectados e nunca manifestar sintomas.

EM QUE IDADE A VACINA HERPES ZÓSTER É INDICADA?

A vacina herpes zóster é recomendada para pessoas com 50 anos ou mais.  Para pessoas com o sistema imunológico comprometido, a vacina recombinante pode ser aplicada a partir dos 18 anos.

COMO PREVENIR?

A vacina para herpes zóster é a melhor forma de prevenir a condição. A nova vacina é uma esperança para quem sofre com as dores terríveis provocadas pela doença, a nova vacina  deve chegar agora com mais 97% de eficácia.Há mais uma boa notícia: a partir de agora, o tempo de proteção também aumenta dos atuais três anos para mais de 10 anos.Já no caso do herpes na pele, provocada pelo vírus herpes simplex, é importante evitar o contato com as lesões, praticar sexo seguro e evitar compartilhar objetos pessoas com pessoas contaminadas pelo vírus.

O estresse pode desencadear recorrências de herpes na pele. Portanto, é recomendado gerenciar situações estressantes no dia a dia.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, visite nossas redes sociais.