Conheça o Potó o inseto que causa queimaduras na pele!

 In Destaques, Destaques Home, Listagem

Comum nos meses mais quentes do ano em alguns estados do Nordeste brasileiro, o potó (Paederus irritans) é um inseto bem pequeno, de cauda vermelha e preta, que assusta a população por causar queimaduras de ate segundo grau na pele.

O inseto é capaz de provocar lesões que se assemelham a uma queimadura por fogo ou produto químico. A substância é liberada pelo inseto quando ele é esmagado contra a pele. A gravidade das lesões pode depender de alguns fatores como a quantidade da substância e sensibilidade pessoal.

As queimaduras geralmente ocorrem à noite, principalmente nas partes do corpo que ficam descobertas durante o sono. O inseto se instala próximo às luzes brancas das residências e buscam por lugares quentes.

As medida iniciais são lavar o ferimento com água e sabão e posteriormente fazer o uso de uma compressa com água fria no local. Se não tratada corretamente, a queimadura de potó pode resultar em uma infecção secundária e até cicatrizes. Nesses casos, a pessoa deve procurar o médico para uso de medicamentos.

A incidência de acidentes com esses insetos aumenta no início dos meses mais quentes do ano no Nordeste.

Nesse período em que estão acabando as chuvas e iniciando o período de calor é mais comum o surgimento desse inseto, pois o ciclo de vida deles é baseado em ambientes que são quentes e úmidos.

Gostou dessa informação? Então nos siga nas redes sociais e entre em contato através do botão de WhatsApp!