Rachaduras nos pés: Por que elas acontecem ?

 In Destaques, Destaques Home, Listagem

Elas são tão inconvenientes quanto comuns e incomodam homens e mulheres.

As rachaduras nos pés são um problema super comum, resultado geralmente de uma mistura de espessamento da pele do calcanhar, impacto sobre ele e ressecamento. Elas ocorrem quando usamos sapatos abertos, como chinelos, andamos muito descalços ou passamos anos e anos lixando a sola dos pés,que entende que deve produzir mais pele como defesa e promove esse “engrossamento”. Estar acima do peso também aumenta o risco de rachaduras. Além da questão estética as rachaduras podem ocasionar graves problemas de saúde como dores, alterações na forma de pisar o que consequentemente afeta a coluna e, também, ser uma porta de entrada para infecções bacterianas.

Alguns problemas de pele aparecem junto com as fissuras, como psoríase, micose e alergias.

Além disso, certas doenças crônicas contribuem com o ressecamento da pele. O diabetes é a mais comum.

Mas o hipotireoidismo, uma disfunção na tireoide que a faz trabalhar em ritmo lento, também pode causar rachaduras no pé.

Em caso de rachaduras frequentes, é necessário avaliar se há causas sistêmicas por trás. Descartar hipotireoidismo e diabetes faz parte da investigação do problema.

A rachadura surge quando a pele está muito ressecada e acaba “quebrando” devido ao peso corporal e as atividades do dia-a-dia. Essa quebra acontece pela perda de elasticidade da pele do calcanhar. O uso frequente de calçados apertados ou abertos que ocasionam uma agressão aos pés. Hereditariedade, má alimentação, excesso de peso e doenças como a psoríase e diabetes são alguns dos fatores que ocasionam as rachaduras.

A melhor forma de evitar que elas apareçam é manter os pés bem hidratados. Uma dica é passar hidratante nos pés sempre antes de dormir e colocar uma meia de algodão em seus pés para potencializar a ação do creme. Beber bastante água e manter uma alimentação saudável rica em alimentos como cenoura, abacate, peixe, nozes e sementes também são ótimas dicas para se ver livre de vez desse problema.

Caso você já tenha testado todas as opções acima e ate agora não teve o resultado esperado, procure um especialista como: dermatologistas ou podólogos. Ele irá observar quais fatores como, por exemplo, hereditariedade, podem estar influenciando no aparecimento das rachaduras e como elas devem ser tratadas.

Gostou desse conteúdo? Então, siga nossas redes sociais e clique no botão de WhatsApp para mais informações.