Tricologia: Quais são os melhores tratamentos para a queda de cabelo?

 In Destaques, Destaques Home, Listagem

Como funciona o tratamento com tricologia

O tratamento com tricologia funciona para controle da queda de cabelo, dermatite, psoríase, cabelo oleoso e ressecado. As medidas podem envolver desde tratamento tópico com minoxidil, medicamentoso com finasterida ou tratamentos dermatológicos, que geralmente incluem aplicação de LED antes da sessão, como intradermoterapia, microinfusão de medicamentos na pele (MMP) ou microagulhamento.

A luz de led é utilizada para estimular o metabolismo local, aumentando as respostas de natureza analgésica, anti-inflamatória e cicatrizante. O LED é uma fonte de luz de baixa frequência aplicada para promover a bioestimulação, ou seja, ativar as funções químicas, físicas e biológicas, preparando o organismo para receber o tratamento e colaborando assim para uma melhor resposta do corpo ao tratamento.

Os principais tratamentos são a microagulhamento robótico, intradermoterapia e a MMP, ambos procedimentos médicos minimamente invasivos que aplicam medicamentos para repilação, que irão estimular o crescimento dos fios. Antes da sessão um capacete é posicionado sobre o couro cabeludo do paciente, expondo-o à luz de led por 20 minutos, o que irá promover a bioestimulação local, colaborando para um melhor aproveitamento dos medicamentos que serão injetados em seguida; controlando a inflamação, que é uma resposta natural do organismo ao procedimento e acelerando a divisão celular e o crescimento epitelial, o que facilita a cicatrização.

Intradermoterapia capilar
Intradermoterapia capilar incentiva a repilação através da injeção de substâncias embaixo da pele que irão estimular os folículos a produzirem novos fios de cabelo. Os medicamentos utilizados em cada tratamento irão depender da necessidade de cada paciente e podem incluir Pantenol, Finasterida, aminoácidos, vitaminas, entre outros.

MMP capilar
Microinfusão de medicamentos na pele pode ser indicada no tratamento de diversas alterações capilares, incluindo a calvície. A técnica realiza uma micro-infusão de medicamentos para ajudar na reparação do cabelo e do couro cabeludo, que variam conforme o que é necessário para cada paciente e o objetivo do tratamento, podendo incluir fatores de crescimento, que contribuem para proliferação celular através da mitose; finasterida, que combate o hormônio DHT da calvície; e minoxidil, que age diretamente para reverter o processo de miniaturização dos fios; além de vitaminas e anti-inflamatórios, se necessário.

A puntura realizada por ambas as técnicas para distribuir os medicamentos  causam pequenos danos à pele e a necessidade de uma resposta de reparação, o que acaba estimulando todo o metabolismo local, incluindo o folículo. Esse é o princípio de ação do microagulhamento capilar, que pode ser associado ao drug delivery para uma resposta mais efetiva.

Microagulhamento capilar
Micropunturas sequenciais realizadas por um cilindro com microagulhas que desliza sobre o couro cabeludo estimulando a produção de fatores de crescimento para o abandono da fase de repouso e início da divisão e multiplicação celular que fará os fios crescerem. O ciclo de crescimento do cabelo é dividido em três fases: a telógena ou de repouso, que em condições normais dura de cinco a seis semanas; anágena ou de crescimento que dura de dois a seis anos e catágena, período de uma a duas semanas em que o fio reduz para um sexto do seu tamanho e se desprende do folículo que entra novamente em repouso. O microagulhamento capilar reduz a fase telógena acelerando o início da mitose, processo de divisão celular que ocasiona a formação de tecidos e organismos multicelulares. Se houver indicação do tricologista, o microagulhamento capilar pode ser associado ao drug delivery, uma combinação de vitaminas, medicamentos e até doses extras de fatores de crescimento que são distribuídas no couro cabeludo para complementar a estimulação do crescimento de novos fios.

Minoxidil Oral: Um poderoso aliado para queda de cabelo 
Desenvolvido nos anos 1970 para o tratamento de hipertensão arterial, o minoxidil é um medicamento que desde a década de 1980 também é utilizado, em forma de loção, para tratar a calvice genética, recentemente, seu uso oral sob a forma  de comprimidos de baixa dosagem por dermatologista vem crescendo bastante.

Bulge Hair Restoration é a única plataforma exclusiva para o tratamento capilar.
Ele realiza o diagnóstico preciso para cada caso, além de  um moderno sistema de tratamento num só aparelho. Através da radiofrequência microagulhada, que estimula os bulbos capilares, eles fortalecem e aceleram o crescimento dos cabelos. O infravermelho estimula os folículos capilares a sair do estado de hibernação e regula a secreção sebácea. O Drug Delivery  Digital é rápido e indolor, e possibilita a infusão de medicamentos de maneira uniforme e precisa. Tudo isso faz com que  o tratamento da queda de cabelo alcance um índice elevado de sucesso.

Gostou desse conteúdo? Quer saber mais? Então, siga nossas redes sociais e clique no botão de WhatsApp para falar com a nossa equipe.